Código da Disciplina Nome da Disciplina Problema Argumentação
554macroeconomiaesta cadeira tem uma certa dificuldade, o manual é pouco explicito e os testes formativos agora que não temos acesso aos testes dos anos anteriores, é apenas um o que é manifestamente pouco.more
1343ProgramaçãoEsta disciplina não tinha docente designado. Em 11 de Novembro foi anunciado que três docentes responderiam às dúvidas dos estudantes via Fórum José Coelho, Vitor Rocio e Gracinda Carvalho). A 31 de Janeiro foi designado docente: Jaime Remédios.

O exame foi a 18 de Fevereiro!
more
2370Gestão BancáriaAs perguntas 2 e 3 do teste formativo n.º 2, referem 2 mapas que deveriam estar em anexo, sem os quais não é possível responder, e sem os quais não é possível entender convenientemente a solução.

O assunto já foi exposto por mail, mas sem resposta.
more
VáriasPois bem... aqui está a lista das disciplinas obrigatória de História cujos testes formativos são antigos (não sei se desactualizados!): 278 - Pré-História (ano de 1999) 430 - Proto-História (ano de 1999) 532 - Civilizações Pré-Clássicas (ano de 1997) 558 - Civilizações Clássicas - Grácia (ano de 1998) 559 - Civilizações Clássicas - Roma (ano de 1998) 517 - Portugal Romano (ano de 2002) 431 - História da Idade Média (acho que é do ano de 2001) 413 - História de Portugal Medievo - Político e Institucional (ano de 1996) 414 - História de Portugal Medievo - Economia e Sociedade (ano de 1996) 535 - História da Idade Moderna (ano de 1997) 415 - História de Portugal Moderno - Político e Institucional (ano de 1996) 416 - História de Portugal Moderno - Economia e Sociedade (ano de 1997) 427 - História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa (não existem) 536 - História da Idade Contemporânea (ano de 2001) 417 - História de Portugal Contemporâneo - Político e Instituicional (2001) 418 - História de Portugal Contemporâneo - Economia e Sociedade (1996) 520 - Geografia de Portugal - Meio Físico e Recursos Naturais (2002) Só a disciplina 518 (Geografia Humana de Portugal) está dentro dos dois anos pois é de 2004... De qualquer forma, e desculpem a minha ignorância, caso haja uma reestruturação neste e noutros cursos, já para o próximo ano lectivo, talvez não seja necessário estar a alterar alguns dos testes formativos... more
719História Geral da Arte IImore
543Integração Europeiamore
553Sociedade e Culturas Portuguesas Imore
536História da Idade Contemporâneamore
3930Introdução ao Mercado de Capitaismore
687Avaliação de Projectos1 – A página na Internet da disciplina está completamente desactualizada. Nomeadamente no que concerne ao nome e contacto do docente, bem como ao horário atendimento.

2 – O mapa de atendimento remete os alunos para o Secretariado do D. O. G. E. e indica um endereço de correio electrónico. Por incrível que pareça, o mesmo pertence a um funcionário e não ao docente da disciplina.

3 – Os testes formativos datam do ano lectivo 98/99 e são compostos por uma parte teórica e uma parte prática. No entanto, os exames não obedecem a esta estrutura.
more
83Matemática Aplicada à GestãoNos tempos actuais, não é concebível que se pretenda que sejam decoradas formúlas e que se "perca tempo" a fazer contas como por exemplo, com raizes quadradas, quando se podia facilitar o uso das calculadoras normais (excluindo as cientificas e gráficas). Em qualquer trabalho, a calculadora é usada, quando é necessáriamore
Fonética e Fonologia do PortuguêsFiz o exame na passada Sexta-Feira e uma coisa que a meu ver dificultou um pouco o estudo e a preparação foi não haver testes formativos desta disciplina.more
1343PROGRAMAÇÃOO exame de Programação do passado dia 17.02.2006 era constituído pelas seguintes questões, reportando-me ao nível dos conceitos, cada uma com a cotação de 5 valores:

Q1. Apontadores c/ recursividade e um só IF
Q2. Conjuntos (Pág. 402 exercício nr. 3)
Q3: Ficheiros
Q4: Ordenação c/ recursividade

OBSERVAÇÕES GERAIS:

- O nível de dificuldade do exame era consideravelmente superior a todos os outros realizados até então.
- Foi atribuída a mesma cotação a todas as questões, independentemente do nível de dificuldade relativa e do esforço para a resolução de cada uma.

DETALHE:

Q1: Apontadores c/ recursividade e um só IF

- Além da dificuldade dos apontadores, fazer uma função recursiva só com um 'IF'… Este triunvirato nunca aconteceu em exame nenhum, e transformou-se num autêntico triângulo das Bermudas, logo como primeira pergunta.
- O aluno pode dominar os apontadores mas pode não saber como encaixá-los numa função recursiva, nunca ou no momento; ou dominando os dois assuntos pode não lhe ocorrer uma solução só com um 'IF'. Ora, num exame, debaixo de stress, com tempo limitado, pretender que alguém descubra/imagine uma solução orientada, para uma questão já de si difícil, não será demasiado complexo, numa cadeira semestral do 1º ano?

Q2: Conjuntos
- Esta matéria não consta dos testes formativos nem nunca tinha constado dos exames que temos disponíveis; dado que os alunos se servem daqueles elementos para orientarem o seu estudo, esta pergunta deixou muita gente desprevenida. Dir-se-á que consta da matéria, mas nunca tendo sido objecto de avaliação, nem tão pouco de qualquer referência é um autêntico balde de água fria.
- Não será a cotação desta pergunta desproporcional em relação à dificuldade das restantes? O conceito de conjunto não é muito mais acessível do que o conceito de recursividade ou de apontadores, e o esforço, não deverá ser tido em consideração?
- Esta pergunta, que não se pode considerar difícil e cujo esforço de resolução é quase nulo, no contexto do exame, é um verdadeiro totoloto - 50% para a positiva!


Q3: Ficheiros
Tudo bem, é uma pergunta razoável.

Q4: Ordenação c/ recursividade
Novamente surge a recursividade associada a outra matéria de alguma dificuldade, a ordenação; mas se um aluno não dominar a recursividade, fica com duas perguntas automaticamente invalidadas no exame (50% da cotação)!

Last but not the least, com sorte, é possível tirar positiva bastando acertar na Q2(conjuntos) e na Q3(ficheiros), ou seja sem saber rigorosamente nada sobre procedimentos/funções, recursividade e ponteiros, ao arrepio do que se afirma na página da cadeira.

Os exames consistem essencialmente em escrever programas, pelo que o aluno deverá dominar todos os recursos que a linguagem Pascal disponibiliza. Contudo tenha em atenção de que deverá dar alguma ênfase à escrita de funções/procedimentos recursivos e a manipulação de ponteiros.

CONCLUSÃO:
- como se pode compreender as variações da exigência, como se pode comparar a nota de um aluno (qualquer que ela seja), obtida neste exame, com a nota de outro aluno com os mesmos conhecimentos, obtida noutra prova? O nível de dificuldade dos exames não deve ser da mesma ordem de grandeza?
- será razoável atribuir a mesma classificação a questões com níveis de dificuldade e de esforço, completamente díspares?
- será razoável atribuir 25% da cotação de um exame a uma matéria que não consta dos testes formativos, nunca constou de exames anteriores, portanto à qual nunca se deu qualquer relevância em lado nenhum?
- será razoável aprovar um aluno que por milagre acerta nas perguntas em que os principais conceitos da matéria não precisam de ser utilizados, em detrimento de outros que poderão cometer erros, mas demonstrando dominar o essencial, em matérias realmente importantes?
- será razoável colocar duas perguntas de dificuldade elevada no mesmo exame, envolvendo o mesmo conceito – recursividade?
- será razoável colocar como primeira pergunta de um exame uma questão de dificuldade considerável, orientando a solução? Não é psicologicamente desmotivante?

Realmente o feitiço virou-se contra o feiticeiro, pois é possível aprovar um aluno quase sofrível, neste exame, e reprovar um aluno que domine razoavelmente os conceitos essenciais! Esta situação não será anti-pedagógica e contrária aos objectivos essenciais de uma Universidade e seus estudantes, ou seja fornecer/adquirir competências?

Penso que todos os alunos se sentiram desorientados com o sentido geral do exame, independentemente do nível de conhecimentos de cada um. Claro que existem mais oportunidades, mas além de ter sido um investimento em vão, de ter desmotivado as pessoas, provocará injustiças graves.
more
Estatistica para as ciências sociaisNo exame de Estatistica realizado a 7 do ct. o 1ºexercicio para resolução referia-se a um nº de operações cirugicas num Hospital H... e no quadro para resolução do exercicio, em lugar de "nº de operações cirurgicas realizadas" surgiu "nº de acidentes"...
Este é um lapso que não afecta os calculos nem o raciocinio de resolução do exercicio, no entanto, ao aluno que se confronta com o exercicio, digamos que dispersa a mente para além de ter de estar atento para, na justificação do resultados não escrever também "nº de acidnentes"...
more
4482Fonética e Fonologia do PortuguêsÉ muito complicado estudar para um exame, cujo material de estudo apenas se resume ao manual!more
554Macro EconomiaA matéria da disciplina é, no entender de muitos alunos, excessivamente técnica para alunos de C. Sociais.
São muitos os alunos que partilham desta opinião, constatada com maior ênfase nas aulas que aconteceram recentemente em Lisboa.
Seria importante reflectir-se sobre este assunto, eventualmente colocar esta disciplina como opcional.
Creio que teria muito mais interesse para o curso disciplinas da área das sociologias/psicologias.


José Carlos Borges Batalha
more
722Psicologia de ArteGostaria que um teste fosse resolvido pela professora uma vez que psicologia de arte, com respostas concretas e não da maneira que são apresentadas, uma vez que Psicologia da Arte não pode ser considerada uma ciência exacta, qualqier assunto pode ter varias interpretações.
Verifica-se que o manual está pleno de contradições.
Tanto diz que a Arte é aleatória como diz o contrário.
more
722Psicologia de ArteGostaria que um teste fosse resolvido pela professora uma vez que psicologia de arte com respostas concretas e não da maneira que são apresentadas, uma vez que Psicologia da Arte não pode ser considerada uma ciência exacta, qualqier assunto pode ter varias interpretações.
Verifica-se que o manual está pleno de contradições.
Tanto diz que a Arte é aleatória como diz o contrário.
more
4482Fonética e Fonologia do PortuguêsDesde que a cadeira foi dividida em 2 semestres nunca mais houve testes formativos. A cadeira já de si é difícil sem alguma ajuda, tipo testes formativos, ainda pior.more
503História da Língua Portuguesamore
554Macro EconomiaAs aulas havidas recentemente em Lisboa evidenciaram claramente que a matéria é desajustada por excessivamente técnica para a lunos de C. Socias.
Parecer-me-ia importante a associação promover uma reflexão sobre esta temática, já que tenho conhecimento no distrito de Santarém de imensos alunos que se debatem com o mesmo problema. Será certamente o que se passa a nível nacional.Obrigado.
more
4483Morfologia do PortuguêsÉ lamentável que após reestruturação de currículo e com exames marcados, não existam testes formativos para a disciplina de Morfologia do Português-4483.more
554MacroeconomiaRealizei hoje exame de Macroeconomia pela 3.ª vez.Na 1.ª vez admito, não estava preparada. O exame era praticamente todo de exercícios práticos (Prof.Tito Ferreira). Na 2.ª vez dediquei-me ao estudo e compreensão dos problemas e exercícios e só saíu teoria...(Mudou de prof.- Mestre Mª Rosário Matos)Finalmente, e dada a mudança de professor, debrucei-me no estudo dos 3 últimos exames e testes formativos.Conclusão: o exame de hoje tinha uma estrutura totalmente diferente das anteriores, em que, por exemplo,existiam questões de escolha múltipla não com 3 ou 4 opções de resposta, mas com 10! Não acho correcto a professora mudar assim o exame sem colocar à nossa disposição testes formativos ACTUALIZADOS e com a mesma estrutura do exame. more
1343ProgramaçãoSou aluno da U.Aberta pela primeira vez. Já frequentei outras Universidades, e não percebo como é que se pode exigir tanto de um exame, de acordo com o manual adoptado para esta cadeira.

Este nivel de exigencia era compreensivel se o método de ensino em causa utiliza-se aulas teorico/praticas como no metodo de uma universidade normal.

Relembro que sou trabalhador estudante e não posso ir a possiveis aulas práticas caso existam.
more
2330Metodologia das Ciências SociaisO manual para esta disciplina é o mesmo para alunos de mestrado, e na falta de um programa da disciplina (situação comum a muitas disciplinas) fica-se sem saber o que realmente é importante apreender para enfrentar os exames.
Noto que certas disciplinas e só para citar algumas Teorias Sociológicas Contemporâneas ou Introdução às Ciências Sociais, além de um manual recomendado têm um caderno de apoio que se mostra bastante útil como guia de estudo. Esta disciplina, tal como muitas outras não fornecem sequer um programa mesmo resumido para servir de guia ao estudo. É uma situação a merecer atenção.
more
4529Necessidades Educativas EspeciaisCurso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Educadores de Infância

Considero-me prejudicada pelo facto de a disciplina referida ter testes formativos de resposta exclusivamente fechada, mais, todos os exames de anos anteriores apresentam este mesmo tipo de configuração, e este ano, em Fevereiro aparece-nos um exame de respostas abertas tão extenso que era quase impossível parar para pensar em condições, para realizr rascunhos de resposta, ... enfim, era responder e quase sem pensar, pois me parece ser difícil que alguém pudesse responder áquele exame em condições. Para além do mais, considero que é bem diferente a forma como se orienta o estudo para um exame de respostas fechadas ou para um de respostas de desenvolvimento.
more
2350Psicologia SocialCom o manual esgotado nas livrarias como estudar...!
Só com apontamentos...!
more
2803Introdução ao Direito das AutarquiasDedico a esta cadeira aquilo que infelizmente, penso se poderá dizer de algumas outras, mas que contudo não me parece que seja rotina.
Importa criar condições para que o corpo docente possa proceder à avaliação das provas em tempo útil.
Assim, deixaria de ser necessário entender o motivo que leva a que o exame de 1ª. época ocorrido em 08/02/2006, ainda não tenha sido avaliado ou publicada a respectiva avaliação. É certo que a segunda época ocorrerá só em Junho para esta cadeira, contudo não há projecto pedagógico que possa resistir. Projecto esse que recorde-se, aqui assenta no audidactismo e disciplina de calendário dos alunos.
Tanto mais parece ser dificil aceitar esta dilacção temporal quanto se conhece que em cadeiras com mais alunos e cujos exames aconteceram posteriormente já foram publicadas as notas.
more
570Gestão da InovaçãoAo aceder ao ficheiro de testes formativos desta disciplina verifiquei que um dos livros referenciados como adoptados, não correspondia à lista de manuais adoptados publicada na página de materias de aprendizagem.
Perante esta situação enviei um e-mail ao ao docente desta disciplina, pedindo que me esclarecece quais os capitulos do novo manual que estariam sob avliação no exame e se a estrutura do mesmo se mantinha. Passadas +- 3 semanas, ainda não obtive resposta.
more
3914EstagioTenho tido imensas dificuldades na elaboraçao de um plano de estagio.more
341Introdução aos Estudos LinguisticosEu sei que não é pelos testes formativos que se estuda, mas são uma referência para o exame, ou não?more
718Nõa existem testes formativos para Arte I e II!!!!!more
Fiz o 1º ano e até aqui ainda não sei o resultado de todas as disciplinas. Por outra algumas das disciplinas em que participei do exame (recurso),o resultado na internet dizia que havia faltado quando isso não corresponde a verdade. Aqui a embaixada não consegue dar-me uma explição clara do que se passa, dizem sempre para consultar portugal, mas eu fiz os testes aqui e eu penso que eles deviam ter uma resposta convicente para me dar. Pode se dar o caso de eles se esquecerem de enviar alguns exames? estou muito apreensiva com tal situação.more
684Publicidade e Promoção de vendas(2 Maio 06) Acabo de fazer o exame de Publicidade e Promoção de Vendas que em vez da estrutra os testes formativos de respostas multiplas + verdadeiro e falso + 1 pergunta de desenvolvimento, apresentou uma estrutura de 6 perguntas de desenvolvimento.more
414História de Portugal Medieval - Economia e SociedadeFiz exame da referida disciplina 414 na 2ª época de 2003-2004. Após quase dois anos ainda não foram disponibilizados nem o enunciado nem a correcção. Eu gosto sempre de conferir o meu rascunho pela correcção e também gosto de estudar pelos exames e correcções, que poderia , neste caso, disponibilizar a outros colegas.more
431História da Idade MédiaFiz exame da 431 na 2ª época de 2003-2004 e após quase dois anos ainda não estão divulgados o enunciado e a correcção. Nem posso conferir o que fiz nem ajudar outros colegas.more
2802Gestão da Qualidadeos testes formativos da disciplina 2802, mais grave do que estarem meramente "desactualizados" (2000) contêm incorrecções técnicas graves. Não sou aluna desta disciplina nem do curso de gestão, mas sou auditora em gestão da qualidade, certificada internacionalmente pelo IRCA (International Registar of Certificated Auditors) e por curiosidade, efectuei o download dos ditos em 2004. Confrontada com as incorrecções técnicas, reuni pessoalmente com o responsável pelo curso de gestão a 10 de Agosto de 2004, informando-o da situação e deixando notas manuscritas com os tópicos dos problemas detectados e os meus contactos. Passados que são quase dois anos, a situação mantem-se inalterada.more
2802Gestão da QualidadeA bibliografia recomendada para a disciplina 2802 encontra-se desactualizada, na medida em que existe desde 2004 uma nova edição, revista, corrigida e actualizada do manual adoptado (Ramos Pires, António, "Qualidade - Sistemas de Gestão da Qualidade", Edições Sílabo, 2ª Edição, Lisboa, 2000), o qual vai actualmente na 3ª Edição "Revista, corrigida e actualizada" de 2004.
Esta informação foi transmitida em reunião pessoal a 10 de Agosto de 2004 ao responsável pelo curso de gestão, mas até à presente data mantem-se inalterada.
more
2802Gestão da QualidadeO programa da disciplina 2802 é desadequado, na medida em que não contempla fundamentos e vocabulário essenciais à assimilação dos conceitos, nem comtempla, na sua bibliografia, documentos fundamentais para o estudo da temática, a saber: Normas ISO 9000 e ISO 9001 (fundamentais) e ISO 9004 e ISO 19011 (como documentos de leitura complementar facultativa). O manual adoptado, apesar de constituir uma obra de referência em Portugal, pressupõe que os leitores sejam já detentores de alguns conhecimentos básicos e introdutórios, os quais não estão contemplados no programa da disciplina nem na sua bibliografia, não existindo ainda qualquer indicação por parte da UA de pré-requisitos de competências ou conhecimentos prévio da temática para a frequência da mesma. Ou seja, é como querer ensinar a tabuada antes de ensinar os números...more
2802Gestão da QualidadeÀ semelhança do que já referi acima para os testes formativos, também o exame de 1ª época de 2005 (único que consegui obter para análise) contgem incorrecções técnicas. De salientar que compilei as questões dos testes formativos e deste exame num unico documento sem identificação da sua fonte e calibrei-o, dando-o a resolver a dois colegas auditores em gestão da qualidade com décadas de experiência profissional e certificação internacional. Os resultados obtidos foram, tal como esperado, não terem conseguido sequer responder a grande parte das questões pelo facto destas conterem incorrecções técnicas graves, o que as torna perguntas totalmente "nonsense"...more
702Gestão da InformaçãoPara além da bibliografia da cadeira estar desactualizada no sítio da universidade há mais de 2 anos, sendo avisada pela universidade no início deste mês, os testes formativos disponibilizados datam do ano 2001. Se a bibliografia foi, pelos vistos, alterada desde a ano lectivo de 2002/2003, como é possível testes mais recentes não serem acessíveis aos alunos da cadeira.more
606matemática e novas tecnologiasfaz hoje 2 meses que fiz o exame a esta cadeira.
resultados? nao ha! penso que não é correcto tratar-se assim o aluno ! o exame de recurso é dia 24. infelizmente este caso não é único.
more
556Analise Financeira1)Geralmente o material de aprendizagem chega a Angola faltando 1 a 2 meses para a realizaçao dos exames.
2) Sem o manual principal (Analise Finaceira - Tecnicas Fundamentais), o caderno de apoio torna-se inutil e terei muita dificuldade no exame.
more
3926Estudos EuropeusNo dia 16/5 fui todo contente para fazer o exame de Estudos Europeus. Quando digo qual a disciplina que vou fazer o exame qual não é o meu espanto que me apercebo que não havia exame desta diciplina neste dia. Contactei o Gabinete de apoio do estudante que muito simpaticamente devo referir me confirmaram que o exame foi alterado para o dia 30/6 mas qual nao e o meu espanto quando consulto a lista das datas de exames e o exame está mesmo para 16/5.

Não percebo.
more
2652Introdução à ciência políticaBoa Tarde
No último teste da disciplina acima mencionada, parecem ter havido pelo menos dois erros na correcção do mesmo. O teste era composto por 20 questões de escolha múltipla, pelo que dois possíveis erros equivalem a dois valores, o que a ser verdade, toma a proporção de alguma gravidade, pois houveram negativas nos exames. A questão dos erros é tão óbvia, que não vejo o porquê de cada aluno ter de pedir e pagar a reapreciação das notas. Parece-me a mim que neste caso todas as provas teriam de ser revistas e rectificadas, dado que o erro na correcção é comum a todos os exames. O que pode a associação fazer em relação ao caso?
more
more
91Micro-economiaO Manual adoptado para a cadeira de micro-economia é "Micro Economia e Comportamento", Frank Robert, McGraw Hill, 1994. No entanto, o manual à venda nas livraria é de edição de 1997. Só reparei nisto porque ao usar o manual de apoio que se refere ao manual e que apresenta soluções aos problemas do manual me pareceu desadequado em muitas situações. Um olhar mais atento, deu para reparar que o manual adoptado para a cadeira é de 1994, e o livro que adquiri no inicio do ano é de 1997. Agora estou com bastantes dificuldades no acompanhamento da cadeira, porque o caderno de apoio se refere as páginas diferentes do manual que tenho. Os exercicos e respectivas resoluções não batem certo e para complicar, todas as unidades do caderno de apoio são em metro, kilos, escudos (!!!) etx. e as do manual são em dolares, jardas, onças, etc. Não consigo assim perceber se a resolução dos exercicios está correcta. Qual será a melhor forma para tentar resolver este problema?more
86Introducao ao Direitomore
86Introdução ao DireitoHoje dia 26/05 continua indisponivel o resultado do exame em causa e realizado em Março.
O proximo exame desta disciplina é dia 07/06 pelo que tive que efectuar a inscrição no mesmo no principio do mes de maio e como foi efectuada fora de prazo já me foi remetida uma factura para efectuar a liquidação da multa além do exame (aquele para o qual não sei se passei ou não). Esta já não é primeira vez que me acontece esta situação, o ano passado à disciplina de Contabilidade soube no dia anterior a realização do exame que tinha passado no anterior!!! Timings como estes não nos permitem manter um estudo organizado.
more
561Gestão da Produção e OperaçõesHoje dia 26/05 continua indisponivel o resultado do exame em causa e realizado em Março.
O proximo exame desta disciplina se realiza em Junho tive que efectuar a inscrição no mesmo no principio do mes de maio e como esta foi efectuada fora de prazo já me foi remetida uma factura para efectuar a liquidação da multa além do exame (aquele para o qual que não sei se passei ou não). Esta situação já não é primeira vez que me acontece, o ano passado à disciplina de Contabilidade soube no dia anterior a realização do exame que tinha passado no anterior!!! Timings como estes não nos permitem manter um estudo organizado.
more
Database service by YourWebApps.com